segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Projeto Karatê Para Todos completa cinco anos de atividade

Por Douglas Deiró
(Publicado, originalmente, na edição 393 do Jornal da Cidade de 18/09/2015)

O Projeto Karatê Para Todos (KPT), neste mês de setembro, completa cinco anos. Idealizado pelo Sensei Luciano Moreira, iniciou-se em 2010 no Centro Esportivo Armando Cunha, no Jardim Casqueiro.
Atualmente, sediado na UME Maria do Rosário, no Parque São Luiz, atende cerca de 60 pessoas, entre crianças e adultos, com aulas às terças e quintas-feiras, das 19 às 21 horas. “Chegamos no Centro Esportivo e, devido a reforma, precisamos mudar de local e fomos para escola Maria do Rosário. Fomos bem recebidos pela diretora Simone, que nos acolheu de pronto”, comentou Moreira.
As atividades do Karatê Para Todos começaram em 2010, no Centro Esportivo Armando Cunha (Crédito: Acervo Pessoal).
Perguntado sobre o que mudou desde então, falou dos quatro faixas pretas formados (alguns, que voltaram ao karatê depois de muito tempo afastados) do apoio recebido do Renshi Luiz Kotsubo (Presidente da IKGA Brasil) e do Renshi Akira Saito. Também citou o Sensei João Cardoso, seu treinador de Shiai Kumitê, cujo conhecimento, acaba sendo passados para seus alunos.  
Embora o trabalho tenha, por prioridade, o lado social, explicou que, uma marca sua, é a competição. O lado esportivo também é valorizado e, os resultados, surgem, mesmo com dificuldade: “Para as competições, acaba sendo um trabalho dobrado pois não temos equipamentos para treinos específicos, como o tatame. Mesmo assim, conseguimos resultados muitos expressivos pois, temos aqui, campeões paulista, brasileiro e sulamericano”.
Uma curiosidade que ele lembrou foi que, graças às mídias sociais, o KPT acabou ficando conhecido mundialmente. Em sua ida para o Mundial da IKGA, realizado na Índia em 2013, foi reconhecido por delegações dos países participantes. Estes, quando o avistavam, diziam “For All” (Para Todos, em inglês), em alusão ao nome do projeto: “Foi especial. Além de ter conseguido a medalha de bronze, ver o trabalho que desenvolvo na Cidade ser notado em outros países, foi muito gratificante. É o nome de Cubatão sendo levado para o mundo todo... é muita responsabilidade”. Também, lembrou que, em maio, o karateca chileno Danton Salinas, que participou da Premier League, visitou o KPT: “Ele fez questão de nos conhecer de perto. Para meus alunos, ter a presença de atletas como o Danton, os motiva ainda mais. Foi muito bom, pois temos novos talentos e é algo mais para que possam se espelhar”.
Por fim, agradeceu: “Temos o apoio da Federação Paulista de Karatê, no nome de seu presidente José Carlos (o Zeca); de empresas e empresários da cidade (ABS Imóveis; Messias – Material de Construção; escolas ABC Master, Universo Colorido e Balão Mágico; e veterinário Dr. Anderson de Lana) e do espaço dado pelas mídias locais. São graças à eles, que consigo tocar o Projeto Karatê Para Todos. Obrigado à todos”
Hoje, a sede do KPT encontra-se na UME Maria do Rosário (Crédito: Acervo Pessoal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário