sábado, 21 de dezembro de 2013

Luciano Moreira é duplamente Bronze no Mundial de Karatê Goju-Ryu, na Índia

Por Douglas Deiró
(Publicado, originalmente, na edição 365 do Jornal da Cidade de 20/12/13)

O nome de Cubatão subiu ao pódio em mais um campeonato, desta vez, em nível mundial. Nos dias 11 ao 15 de dezembro, aconteceu o 6º Campeonato Mundial de Karatê Goju-Ryu, disputado Mumbai/Índia e, o Sensei Luciano Moreira, não só marcou presença como medalhou duas vezes.
Ele, que é o responsável pelo Projeto Karatê Para Todos (KPT), lutou as Categorias 18 à 43 anos e Equipe, ficando em terceiro em ambas, faturando os Bronzes. “Dei tudo de mim. Sabia que havia pessoas que confiavam em mim. Na minha categoria, tinham 42 atletas, que resultaria em várias lutas até uma possível final. Logo de cara, enfrentei um húngaro, que era mais alto do que eu uns 5 ou 6 cm, e eu tenho um 1,89. Não me amedrontei, fiz meu jogo mas, infelizmente, não consegui vencê-lo. Não me desanimei porque não tinha perdido para qualquer um, ele é o campeão da Hungria e tinha sido o melhor no último mundial”. O Sensei seguiu seu relato dizendo que sua batalha continuaria pois, houve a repescagem: “Quando ouvi meu nome sendo anunciado, fui com tudo e venci o lutador da África do Sul, depois Estados Unidos e Chile. Nesta última, foi na raça por estar muito cansado e machucado (contra o norte-americano). No fim, a terceira colocação me deixou super feliz”.

Luciano Moreira esteve no 6º Campeonato Mundial Goju-Ryu, disputado em Mumbai, na Índia. (Crédito: Acervo do Atleta)


Como dito anteriormente, o cubatense ainda disputaria a Categoria Equipe, em times de 3 atletas (e um reserva). Por estar contundido, ficou na espera, porém, sua raça acabaria sendo decisiva. Os brasileiros encararam os húngaros que, segundo informado, estavam com uma equipe fortíssima.  Perdemos um dos nossos, que machucou a mão e ficou impossibilitado de lutar. “Aí, meu técnico me olhou e disse ‘Luciano, é com você... tem que resolver!’. Não teve jeito, o coração falou mais alto”, revelou. Na sequência foi o Iran, um dos favoritos, e perdemos a primeira. “Nosso segundo atleta ganhou e eu tinha que vencer também, ou estaríamos sem chance para o bronze. Minha perna doía demais, mas superei. Aí, veio a Indonésia e, no final, deu tudo certo e conquistamos o bronze”.
Como o leitor pode notar, as dificuldades foram acentuadas lá no outro lado do mundo. Só que, a luta do Sensei Moreira começou, antes mesmo, de embarcar para a Índia. “Só consegui realizar meu sonho de disputar o Mundial da Goju, primeiramente, graças à Deus. Ele colocou no meu caminho, os empresários locais, estes que depositaram confiança em mim. Sou muitíssimo grato ao Centro Educacional ABC, Tia Jô, Prithi  Cubatão, Terravam, Auto Escola Benneton, Foto Óptica Central, Chaveiro Balula, Gráfica Control Pê, Messias Materiais para Construções, Leo Contabilidade, Peralta Viagens e Turismo, D2 Comunicação Visual, Sérgio Calçados, ABS Imóveis e Espaço Modelo Educação Alimentar”.
“Foi uma experiência incrível, não só por ter participado de uma competição internacional em um país distante – só de viagem, foram 24 horas - mas por tudo que vivenciei. No hotel, fui reconhecido por uma senhora do Canadá chamada Donna. Ela me viu e começou à me apontar para todos os presentes ali dizendo “For All”, uma referência ao nome do meu projeto (“For All/Para Todos”). Ela disse que conhecia meu trabalho por meio da Internet e me presenteou com um Pin da seleção do país dela. Todos nos trataram super bem, entre atletas de outras delegações, funcionários do hotel e comissão organizadora do evento. Foi uma recepção calorosa que não tem preço que pague”, comentou.
Por fim, o karateca disse que, seu próximo desafio internacional, será Open de Las Vegas, nos Estados Unidos. “Vou em busca deste apoio. Será mais uma luta, uma vez que, não é nada fácil buscar patrocínio. Mas, quem me conhece, sabe que não sou de me entregar diante às dificuldades... este é o espírito do Karatê-do”.








Nenhum comentário:

Postar um comentário