terça-feira, 18 de junho de 2013

Tributo à Afonso Schmidt acontecerá no dia 29, no Bloco Cultural

Evento reunirá Sinfônica de Cubatão, Coral Zanzalá, Grupo Rinascita, Corpo Coreográfico da Marcial e coral infantil do Programa BEC, com regência do maestro Roberto Farias.
Uma celebração musical que contará com a participação de mais de 200 artistas. Tudo em homenagem ao escritor de maior expressão de Cubatão, o poeta Afonso Schmidt. O concerto "Tributo à Schmidt" acontece no próximo dia 29/6, às 20h30, no Bloco Cultural da cidade (Pça. dos Emancipadores, s/nº), com regência do maestro Roberto Farias.
O concerto traz poemas do escritor cubatense, musicados pelo maestro Farias, abordando estilos diferentes da música brasileira. "Cubatão" é uma canção seresteira ao modo Villa-Lobos; "Caras sujas" é um samba de protesto à la Chico Buarque; e "Simpatia", um choro, pela delicadeza poética, pois fala do amor de uma criança por seu cãozinho. Todas com participação do Coral Zanzalá, sob a regência da maestrina Nailse Cruz.


Evento reunirá Sinfônica de Cubatão, Coral Zanzalá, Grupo Rinascita, Corpo Coreográfico da Marcial e coral infantil do Programa BEC, com regência do maestro Roberto Farias. (Crédito: Carlos Felipe)

Já "Fantasia Sinfônica 2001" é uma obra, também de Farias, que contará com a participação do ator e escritor Natan Alencar, além do Grupo Rinascita, sob coordenação de Albino Oliveira. O Coral Infantil do Programa BEC, comandado pelos monitores Cristiane Martins e Alessandro Inácio, além do Zanzalá, do Corpo Coreográfico da Banda Marcial, com coreografia de Alessandra Palucci, e da Sinfônica.
Foi composta para celebrar a entrada do milênio em consonância com a visão de Afonso Schmidt de "Zanzalá - Cubatão do Futuro", onde o escritor imaginava uma cidade com muitas orquestras e muitos maestros. Fala de um sonho, de uma realidade, dos imigrantes, do trabalho, das riquezas naturais.
O programa conta, ainda, com músicas do novo repertório iberoamericano para banda sinfônica, com obras de compositores contemporâneos, integrantes de uma recente geração de artistas que criam para grandes conjuntos de sopros e percussão. A peça "Abertura Exótica", composta por Roberto Farias, é breve e parte de um pensamento filosófico da busca do homem pela sua superação. A música vai descrevendo as tentativas em desvendar o mistério do universo e a razão da existência humana. A obra, de 1995, foi elaborada para o Festival de Música Nova de Santos, estreada pela Banda Sinfônica de Cubatão, sob a regência de Farias, na época. 
Haverá "Sucedió en América!", do argentino Roberto Pintos, que é um poema sinfônico e versa sobre os conflitos da colonização da América Hispânica. A peça mostra momentos contrastantes, refletindo a dor, lamento, luta e celebração, com presença marcante de ritmos da música folclórica latinoamericana. E, ainda, "Mare Tenebrosum!". A paisagem sinfônica do jovem compositor espanhol José Ignácio Blesa Lull retrata o cenário de um mar revoltoso, com todas as suas perturbações e momentos de calmaria. Nessa peça, o compositor utiliza elementos próprios da escrita da música contemporânea, revelando sonoridades inusitadas, bastante apropriadas à ambientação desse mar revoltoso.
O concerto faz parte da 38ª Semana Afonso Schmidt que, este ano, acontece de 24 a 29 de junho. A programação, na Biblioteca Municipal (Av. Nove de Abril, 1977), traz Exposição de Desenhos e Gravuras, lançamentos dos livros "Dança e Saúde - Física, Mental e Emocional", de Marcos Ribeiro, e "Esquinas do Mundo - Ensaios sobre história e literatura a partir do Porto de Santos", do jornalista Alessandro Atanes, com bate-papo do autor e mediação do escritor Marcelo Ariel.

(Fonte: Secretaria de Cultura de Cubatão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário