sábado, 2 de maio de 2015

Associação Deus é Fiel e sua contribuição para uma sociedade melhor

Por Douglas Deiró 
(Publicado, originalmente, na edição 386 do Jornal da Cidade de 02/05/2015)

A Associação Deus é Fiel - inaugurada no último mês de março, dia 12, em evento realizado na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC) - tem por objetivo, trabalhar com o jovem por meio do esporte e demais atividades, visando torná-los cidadãos de bem. Seus membros, amigos movidos na mesma causa, querem ocupá-los com atividades sadias.
De fato, a associação existe desde 2007 mas retomou às atividades recentemente: “Resolvemos movimentá-la e, a ferramenta ideal, é o esporte, principalmente, os que estão mais em evidência como o MMA. A arte marcial dá doutrina ao jovem e, esses ensinamentos, acabam sendo levados para dentro de casa”, comentou o Dr. Anderson De Lana Andrade, secretário da Deus é Fiel. Ele falou que, para este fim, foi criado o projeto Jiu Jitsu Para o Bem, há cerca de um ano e meio, tendo polos na UME Tocantins (Caminho 2 - Vila Natal), UME Martin Afonso (Jardim Nova República) e, futuramente, na UME Anchieta (Jardim Costa e Silva) além da academia do professor Luís Nunes (no Centro).

Waldir Dias, Anderson De Lana e Cidinha, membros da Deus é Fiel (Crédito: Douglas Deiró).


Revelou ainda que, foi formado um corpo de voluntários, profissionais ajudando para atuar no chamado Terceiro Setor aqui em Cubatão: “Gostaria de frisar que, a Deus é Fiel, não tem ajuda de ninguém, a não ser, do voluntariado, parcerias e da boa vontade de cada um deles”. Os membros são Waldir Dias (Presidente), José Leite (Vice Presidente) e Anderson De Lana (Secretário). Já o voluntariado é composto por Dr. Bruno Feitosa (Dentista), Dra. Tatiana Mantovani (Advogada), Carlos Fabrício (Fisioterapeuta), Ednilson Oliveira (Músico), Joelma Barbosa (Enfermeira), Maria Aparecida Leite (Pedagoga), Ana Rodrigues (Psicóloga), Vacildes Barboza (Assistente Social), Emanuela Maura (Psicóloga), Marcos da Costa Pereira (Historiador), Aline Cristina do Nascimento (Psicóloga) e Joelma (Nutricionista).
“A questão, não é apenas trabalhar com o jovem, mas sim, a família. Por exemplo, o precisa-se observar o comportamento dele e ter contato com seu familiar. Por vezes, esta é desestruturada, com casos de dependentes químicos, passando necessidades diversas. Temos convênios com clínicas na Baixada Santista e em São Paulo onde, dependendo da situação, pode-se encaminhar para internação. É um trabalho complexo”, explicou De Lana.
A pedagoga e coordenadora, Maria Aparecida Leite (a Cidinha), ressaltou que, o intuito, é mesmo o de englobar a família, o núcleo onde o jovem está inserido. “Hoje, não se vê tanto a valorização da disciplina, dos bons costumes e, estamos tentando ajudar no resgate disto. Por meio do jovem, é possível que haja uma transformação completa. A família é a base de tudo”.
“Já estamos atuando”, comentou Waldir Dias, presidente da Deus é Fiel. Afirmou que as pessoas, sabendo das atividades da entidade, a estão procurando. Falou que são feitas análises de cada situação, para saberem como proceder de acordo: “Há as que estão em clínicas, que nós encaminhamos e, outras, que estão em processo de ressocialização. É tudo na base da boa vontade, corremos atrás e, graças a Deus, nossas parcerias nos ajudam muito”.
“Sabíamos que podíamos mais, fazer algo por nosso semelhante. Foi daí que surgiu a idéia (a da associação, em 30/07/2007, data de abertura. Idealizada por amigos e frequentadores da Paróquia São Francisco de Assis). Sei como a vida do dependente químico é complicada e, sem ajuda, é muito difícil sair desta. Por isto, chamo a comunidade à fazer parte deste trabalho, de unir forças conosco, independente do segmento. Estamos de portas abertas”, concluiu Dias.
A Deus é Fiel é voltada à toda a sociedade, não apenas, ligada ao esporte. Interessados, o contato pode ser feito pelos telefones 3324-0418 e 974078969 ou pelo Facebook da associação (procurando por “Waldir Dias”).



Um comentário:

  1. Que Linda inspiração!!!
    Deus abençoes este trabalho e que o espirito santo capacite nesta missão.

    ResponderExcluir