sábado, 2 de maio de 2015

Sensei Aguinaldo - 25 anos lecionando a arte do Karate-do

Por Douglas Deiró 
(Publicado, originalmente, na edição 384 do Jornal da Cidade de 06/02/2015. Revisado em 02/05/2015)

Um dos principais nomes do Karatê de Cubatão, tem muito o quê comerar em 2015. O Sensei Aguinaldo Ferreira de Aguiar, este ano, completa 25 anos no ensinamento da arte marcial.
No principio, as coisas aconteceram “meio que sem querer”. Um amigo seu, o Patolinha, dava aula na sede da Escola de Samba Nações Unidas (localizada na Vila Nova), passou à estudar e não estava mais conseguindo conciliar seu tempo. Assim, ele chamou Aguinaldo para ajudá-lo. Neste meio tempo, outro amigo, o Marquinho, também precisou se afastar e pediu para assumir... isto foi em 1990. Na quadra da Nações, permaneceu por 10 anos para, posteriormente, mudar-se para a escola Ary de Oliveira Garcia (também na Vila Nova), por meio de um convite da professora Wilma Guimarães: “Lá, fui apresentado ao professor Luiz, por quem tenho um carinho enorme. Ele sempre nos apoiou em tudo. E lá se vão 15 anos, onde estou até hoje”, comentou.

Sensei Aguinaldo, completa em 2015, 25 anos ensinando Karatê (Crédito: Douglas Deiró).
 
Quem lhe apresentou o “Caminho das Mãos Vazias” (do japonês Karate-do), foi outro grande nome da modalidade, o  Sensei André Ferreira. “Era capoeirista e não me arrependo de ter mudado. Tudo o que sou, consegui com o Karatê e, se precisasse, faria tudo outra vez, com mais garra e determinação ainda. O Sensei André faz muita falta, não apenas como o praticante de arte marcial excelente que foi, mas pela pessoa dele”. Disse ter tido vários momentos especiais e, passar sua experiência aos mais novos, de tudo o que vivenciou - tanto em academia, como nos 10 anos que defendeu Cubatão como atleta - é motivo de muita satisfação.
Lembrou também os alunos que estiveram sob sua tutela. Mesmo que a rotatividade seja grande, há os que seguem em frente, alcançando a tão almejada Faixa Preta. “São muitos, não daria para citar todos. Por exemplo, tem o professor Joilson, que se tornou Preta comigo e mora em Praia Grande. Tem o Robson, Matheus, Vinícius, Mirella... esses são só alguns. São meninos que começaram com 5 ou 6 anos de idade e são pessoas de bem. Para mim, isto é o mais importante e fico feliz por ter influencidado de forma positiva a vida deles”.
Perguntado quais as principais diferenças do passado, para a atual realidade, respondeu: “Costumo dizer para meus alunos que, se for aplicar o mesmo tipo de treino que fazíamos, muitos pais mandariam me prender, por acharem que estou judiando do filho deles. Eram treinos muito mais puxados, pegados e a combrança era forte... hoje é light. Houve sim, uma mudança de metodologia, postura do professor e como ele lida com a juventude atual. Mas, uma coisa, não mudou: há os que realmente querem treinar - e estes ficam - e os que desistem... faz parte do processo da vida”.
E, como tem sido as comemorações? Citou a parceria com os Senseis Lacerda, Walter, Maurício, entre outros, promovendo aulas de defesa pessoal. Ainda há os cursos de primeiros socorros, não apenas para artes marciais, mas para qualquer modalidade esportiva. Palestras, também estão no cronograma, com a presença dos Sensei Masahiro, Rogério Yong, Paulo Roberto. “Nem pensei em festa, com bolo e coisas do tipo, mas sim, estar mais próximo de todos. Realizando estas atividades ao longo do ano, dá para todos participarem”. Outra das atividades, foi o concurso em que alunos elaborarão o logotipo comemorativo aos 25 anos. 
“Completei 25 anos lecionando Karatê mas, não fiz isto sozinho. São tantos, os que estiveram comigo e gostaria que todos participassem, não quero somente que cantem parabéns para mim. Cheguei até aqui com  ajuda de alunos, pais, amigos e, por esta razão, tenho que dividir este momento”, concluiu.







Nenhum comentário:

Postar um comentário